Poucos mapas na história do Counter-Strike são tão icônicos e reverenciados quanto a Inferno. Com suas ruas estreitas, pontos de domínio bem definidos e uma rica atmosfera italiana, a Inferninha se tornou um símbolo no cenário competitivo do CS. Desde sua introdução no Counter-Strike 1.6 até sua mais recente evolução do Counter-Strike 2, esse mapa passou por diversas transformações que o tornaram mais equilibrado, visualmente impressionante e estrategicamente desafiador. Vamos embarcar nesta jornada histórica e explorar cada versão do Inferno.
Counter-Strike 1.6: O Início de uma Lenda
A Inferno foi criada ainda nas versões betas do CS, mais precisamente na versão 1.1 do jogo. Mas no 1.6 foi onde realmente conquistou o público, sendo um dos mapas mais jogados nas competições profissionais da época. Ambientado em uma vila italiana, a de_inferno apresentava uma combinação de áreas abertas e corredores estreitos, oferecendo uma variedade de opções táticas tanto para terroristas quanto para contra-terroristas. O design do mapa incentivava emboscadas estratégicas, e a complexidade do layout e a necessidade de comunicação eficaz entre os jogadores tornaram esta versão de Inferno um clássico imediato.
Counter-Strike: Condition Zero: A Primeira Lapidação
Com a chegada do CS:CZ, a Inferno recebeu uma nova ambientação, já que o mapa ficou noturno nessa versão, apenas com iluminação de postes e luzes das casas. Além disso, os bombsites tiveram algumas leves mudanças, com adições de alguns espaços novos, e as texturas mais condizentes com a versão do game também foram aplicadas nas paredes e chão do mapa.
Counter-Strike: Source: Um Novo Patamar Visual
A transição para Counter-Strike: Source marcou uma mudança significativa na aparência da Inferno. O motor Source permitiu uma reinterpretação completa do mapa, introduzindo gráficos mais detalhados, efeitos de luz mais realistas e física avançada que influenciou diretamente a jogabilidade. Granadas, por exemplo, passaram a interagir de maneira mais realista com o ambiente, afetando o uso de smokes e flashes nas táticas de ataque e defesa. Apesar das inovações visuais e de algumas leves alterações, a essência do layout foi mantida, garantindo que os jogadores veteranos ainda se sentissem em casa enquanto exploravam as ruas sinuosas e corredores apertados da Inferno.
Counter-Strike: Global Offensive (Primeira Versão): Ajustes Estratégicos
Com o lançamento do CS:GO, a Inferno foi reavaliada para atender às crescentes demandas do público competitivo. A primeira versão da Inferno no CSGO manteve a estrutura básica da versão do Source, mas introduziu ajustes sutis no layout para equilibrar a jogabilidade. Áreas como a tradicional Banana foram modificadas para promover confrontos mais justos, enquanto elementos visuais e sonoros foram aprimorados para aumentar a imersão. Essas mudanças foram projetadas para reduzir os desequilíbrios e tornar o mapa mais adequado para competições de alto nível.
Counter-Strike: Global Offensive (Versão Reformulada): Um Clássico Modernizado
Posteriormente, em 2018, a Valve lançou uma versão reformulada de Inferno pro CS:GO, que foi amplamente aclamada pela comunidade. Esta atualização trouxe mudanças substanciais no layout, como um reajuste na Banana e a melhoria na visibilidade em várias áreas do mapa. Além disso, a estética foi renovada, com uma paleta de cores mais vibrante e texturas mais nítidas que revitalizaram a ambientação do mapa. Essas melhorias tornaram Inferno ainda mais balanceado, preservando sua complexidade tática e aprimorando a fluidez da jogabilidade, além de deixar o mapa com uma sensação muito melhor e menos claustrofóbica.
Counter-Strike 2: A Evolução Suprema
Com a chegada da demo do Counter-Strike 2, a Inferno foi apresentada apenas com uma reconstrução da versão do CS:GO na engine do Source 2, com uma nova iluminação e sombras mais realistas. Mas logo ela foi removida e, pouco tempo depois, fomos apresentados à uma nova Inferno, construída do zero e com muitas novas texturas e iluminação incríveis. Essa nova versão representa o auge da evolução deste mapa lendário.
Com o uso do motor gráfico mais avançado da Valve, a Inferno do CS2 é uma verdadeira obra-prima digital. Texturas de alta definição, iluminação condizente com a realidade e detalhes minuciosos no ambiente elevam a atmosfera do mapa a novos patamares de imersão. Em termos de jogabilidade, a Valve fez ajustes refinados para garantir que o mapa continue desafiador e relevante no cenário competitivo. O mapa agora proporciona uma experiência ainda mais fluida, com hitboxes precisas e um design de som aprimorado que favorece o jogo estratégico. Além disso, a produtora segue colhendo feedbacks da comunidade para aperfeiçoar mais ainda o mapa, que, inclusive, já passou por grandes modificações desde que foi lançado.
E pra você: qual a sua versão favorita da de_inferno?